Curso Vivencial: Cultivo e Uso de Plantas Medicinais

Texto escrito por Pedro Marques & Paula Comini, instrutores da Vivência de Novembro juntamente Marcos Guião e Cris Fernandes.

O curso “Cultivo e Uso de Plantas Medicinais” tem como intuito ser uma vivência, onde a prática e a teoria possam estar interagindo de maneira articulada e fluida. Tratam-se de seis dias mergulhados no universo das plantas medicinais, na região do Alto Jequitinhonha, adentrando nos conhecimentos que englobam as técnicas de plantio, chegando às suas formas de utilização, relacionando-as aos sistemas orgânicos do nosso corpo.


Pedro Marques & Paula Comini

Para plantar basta estar. Conhecer das plantas e as suas características, bem como do solo e as suas necessidades, aumenta fortemente a nossa capacidade de interagir com o reino vegetal, criando os nossos próprios cultivos a partir de onde estivermos. Não há limitações: o vaso que habita o seu apartamento, tem a mesma importância de um hectare de cultivo. Para tanto, é imprescindível criar vida e regenerar! Portanto este curso é indicado a todas e todos que desejam iniciar no universo das plantas medicinais, ou se aprofundar nesses saberes tão ricos. Dessa vez, temos uma grande novidade: traremos a perspectiva do plantio, caminhando por todos os passos até chegar nas formas de utilização das plantas medicinais.


Ferramentas e técnicas pautadas em um cultivo agroecológico, que visam uma produção limpa e saudável, serão oferecidas de modo a proporcionar autonomia, permitindo assim que o plantar se torne parte de seu dia. Para cultivar as plantas medicinais não se faz necessária a adoção de técnicas complexas. É preciso observar a natureza e adotar estratégias simples, trazendo abundância e diversidade. Assim, mesmo quem nunca se aventurou no universo dos plantios, está convidado a participar.


O cuidado inicial é com o solo, como base fundante de todo e qualquer plantio que se vise criar. Neste curso vamos trazer este direcionamento para um olhar atento ao solo, berço das plantas medicinais. A identificação de solos distintos, bem como técnicas para deixa-lo em condições mais favoráveis de receber as mudas e sementes. A quem se interessa pelas formas de reprodução das plantas, este também é um item abordado em nosso curso. Iremos colocar as mãos na terra e aguçar os sentidos, para podermos nos tornar agente de regeneração, firmando o reconhecimento de que somos todos capazes de agir positivamente no meio e construir a nossa própria saúde.


Saber cuidar da planta que vive em sua casa, é saber cuidar de você mesmo. Este é o sentido do jardim interior.

Compreender as características e necessidades de uma planta, é se reconhecer nela, se doar por quem tanto faz por nós.

Ter conhecimento a respeito do funcionamento das plantas dentro dos nossos sistemas orgânicos do corpo, ao mesmo tempo em que sabemos do funcionamento das próprias plantas dentro da natureza, é reconhecer novamente que somos parte do todo!


Participar ativamente de todo o processo produtivo de uma planta medicinal e compreender os seus usos e benefícios após a colheita, é ter de volta a autonomia de seus ancestrais. Aprendendo a produzir COM a natureza.


Saiba mais sobre a vivência e seus instrutores:

ervanariamarcosguiao.com/vivencia-sistemas


Posts Em Destaque