Práticas na Terra - manejo (23).JPG

Curso Vivencial de Plantio e
Uso de Plantas Medicinais

22 a 27 de Novembro de 2021

DSC_5567.JPG

Curso Vivencial de Produção agroecológica e regenerativa de Plantas Medicinais e o conhecimento sobre seus Usos e interações diretas com os sistemas orgânicos do corpo humano.

Serão 6 dias de Vivência no espaço da Ervanaria Marcos Guião, situada no vilarejo de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG), região de belezas naturais encravada no Alto do Vale do Jequitinhonha. 

Nesta imersão vamos praticar a Agricultura Regenerativa com auxílio de uma metodologia que integra a teoria com a prática, além de inserir uma nova percepção existente entre a saúde humana e a saúde da natureza.

Vamos trabalhar o Cultivo das Plantas Medicinais - cuidados com o solo, produção a partir de sementes e mudas, manejo e colheita.

 

De maneira conjunta, serão repassados conhecimentos sobre as características e identificação das espécies medicinais, indicações de uso e sua aplicação para cada um dos Sistemas Orgânicos Humanos:
 

  • Digestório

  • Circulatório

  • Reprodutor

  • Respiratório

  • Urinário

  • Imunológico

  • Muscular

Vem com a gente, aprender na prática
a se cuidar cuidando da terra!

Colheita de quinua (21).JPG

Essa imersão entrega como resultado final o entendimento vivo da sinergia entre Ser humano e Natureza como regra básica para a prevenção, recuperação e expansão da saúde em seu mais amplo significado.

Para quem é esta vivência?

Sem restrições. Encorajamento de qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o universo das plantas medicinais para sua vida pessoal ou profissional.

É para quem tem sítio, quintal e também para quem mora em um apartamento.

Temas que são abordados

Temática Principal:

Uso e Aplicação das Plantas Medicinais nos
Sistemas Orgânicos Humanos:

 

Digestório, circulatório, reprodutor, respiratório, urinário, imunológico e muscular.

Além disso tudo, vamos também aprender sobre:

Plantio Funi (1).JPG

Preparação do solo e adubação

Multiplicação e plantio de Plantas Medicinais

DSC_5912.JPG

Correlação entre os sistemas humanos e o reino vegetal

Conheça os instrutores

Marcos Guião

Sou um jornalista apaixonado pelas plantas medicinais, que adora contar causos recolhidos em viagens pelo sertão.

A natureza é minha maior parceira e ensinar o “simples” aprendido na lida com ela é outra paixão. Trabalhar na produção, coleta e beneficiamento de plantas para produção de chás medicinais, mais que um trabalho é uma alegria.

Paula Comini

Me formei como engenheira ambiental, mas sempre me percebi muito sensível aos aprendizados recebidos a partir da relação com a natureza e os seus ciclos.
Me aprofundei no estudo dos recursos hídricos no mestrado e percebi que era preciso fazer uma transição: sair da cidade grande e aprender sobre o universo das plantas medicinais, da agrofloresta sucessional e da preservação das águas com os pés e mãos na terra, podendo me colocar como agente de regeneração.

Nesse meio tempo me pós-graduei em plantas medicinais e fitoterapia e me especializei em cosmetologia natural e sigo em constante aprendizado com o chão.

Cristina Fernandes

Minha formação é na área das artes.É com esse olhar e envolvimento que atualmente dedico boa parte do meu dia buscando a harmonia dos aromas, formas e cores na preparação dos chás medicinais.

A intenção é contribuir com a prevenção, recuperação e expansão da saúde integral. É com gratidão e leveza que realizo este trabalho.

Pedro Marques

Tenho no Direito e na Extensão Rural minhas formações acadêmicas. Mas é com o chão e com as pessoas que compõem comunidades conectadas a este chão, que vivencio uma relação fecunda e genuína de aprendizado. 

Sou movido pelo sonho prático da regeneração do ser, feita de maneira integral, tendo como foco de trabalho a implementação de sistemas agrícolas regenerativos, sobretudo a Agrofloresta Sucessional.

Dúvidas frequentes:

Como chegar? Onde hospedar?

São Gonçalo do Rio das Pedras fica no Município do Serro, perto da cidade de Diamantina

Na página Onde Estamos explicamos exatamente como chegar, assim como as opções de hospedagem que recomendamos.

 

Criaremos um grupo no WhatsApp com todos os alunos para troca de informações e incentivamos as caronas solidárias.

Perguntas frequentes:

Caso ocorra um decreto devido a pandemia, o que acontece?
Estamos organizando todos os detalhes para receber você de forma presencial, mas caso pela situação da pandemia isto não seja possível, iremos te oferecer uma alternativa no formato virtual adaptada e com investimento re-adequado.

Faça sua inscrição antes do dia 7 de novembro e
aproveite do desconto de 10%!