A Ervanaria

       A Ervanaria Marcos Guião é a “cereja do bolo” de um trabalho que vem sendo realizado há mais de 25 anos.

     Tudo começou na intenção inocente de zelar da família de forma mais amorosa e menos invasiva. Em seguida, veio a necessidade de ampliar os conhecimentos para abranger um contingente maior de pessoas. Para isso, foi necessário estudar muito, praticar outro tanto, e, principalmente, abrir os olhos e ouvidos para melhor compreender os recursos que a natureza nos oferece.

 

      No decorrer de todo este tempo, apesar do aprofundamento exigido para cuidar cada vez melhor, percebemos que as formas utilizadas nos primeiros cuidados caseiros geralmente são as mais simples e eficazes. O preparo de um chá, um escalda-pés relaxante ou um aroma no ambiente desperta na alma aconchego, proteção e equilíbrio. É nessa intenção que procuramos plantar, colher e entregar a você um pouco de nosso trabalho amoroso com as plantas medicinais e aromáticas. 

 

      A linha de chás é composta por espécies medicinais indicadas para promover a saúde. Todos os chás são produzidos ou coletados por nossa equipe, principalmente na região de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG). A coleta das plantas medicinais nativas obedece rigorosamente as “Boas Práticas de Manejo Sustentável”. A seleção e o beneficiamento segue um padrão que visa otimizar a conservação de suas propriedades medicinais. As plantas são desidratadas quase que integralmente utilizando “secagem solar” a partir de tecnologia simples e equipamentos adaptados a realidade local.

 

    Durante todo este percurso de aprendizado com as plantas medicinais e aromáticas, temos partilhado o livre acesso às nossas atividades e ao conhecimento através dos cursos vivenciais de Plantas Medicinais, que acontecem periodicamente.

Quem somos

 Sou um jornalista apaixonado pelas plantas medicinais, que adora contar causos recolhidos em viagens pelo sertão. A natureza é minha maior parceira e ensinar o “simples” aprendido na lida com ela é outra paixão. Trabalhar na produção, coleta e beneficiamento de plantas para produção de chás medicinais, mais que um trabalho é uma alegria.

- Marcos Guião

Minha formação é na área das artes.   É com esse olhar e envolvimento que atualmente dedico boa parte do meu dia buscando a harmonia dos aromas, formas e cores na preparação dos chás medicinais. A intenção é contribuir com a prevenção, recuperação e expansão da saúde integral. É com gratidão e leveza que realizo este trabalho.


- Cristina Fernandes

  • Facebook Social Icon

ervanariamarcosguiao@gmail.com

(38) 98825-1441 / (38) 98823-6619

Rua da Esperança, 410

São Gonçalo do Rio das Pedras/MG

CEP: 39153-000

© 2017 site criado por tecendosonhos@inventati.org

© Imagens: Ervanaria Marcos Guião. Todos os direitos reservados.